A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o vice-governador e secretário de Obras do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e a secretária estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, visitaram no dia 10 as comunidades do Complexo do Alemão, no Rio. Encontraram produtores e conheceram as atividades culturais desenvolvidas no local.
“Decidi ter como minha primeira agenda pública a visita ao Complexo do Alemão pela importância simbólica e fundamental que a cultura tem no combate à violência”, diz a ministra Ana Hollanda, que escolheu a comunidade pacificada como primeiro destino em viagem oficial. “Acompanhei de perto a guerra e a vitória contra o tráfico nessas comunidades do Rio de Janeiro. Foi uma vitória do cidadão junto com o Estado Brasileiro e a cultura tem uma função a cumprir nesse processo, de dar as ferramentas para que as comunidades possam ser autores na transformação de sua realidade e na promoção de uma cultura de paz. A experiência dos Pontos de Cultura é fundamental, como a presença do Estado nesses territórios ao reconhecer e potencializar o trabalho dessas comunidades pela sedimentação da paz.”
O Complexo do Alemão possui dois Pontos de Cultura, Oca dos Curumins e Raízes em Movimento. Ainda este ano o Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Estado do Rio devem anunciar convênios de repasse de R$ 180 mil em recursos para cada um desses Pontos de Cultura, a serem pagos em parcelas anuais, durante três anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário