projeto

Agência de Mídia Livre é uma iniciativa que compreende um conjunto de metodologias e atividades que têm como objetivo principal 'fortalecer a luta pelo direito à comunicação'.
Facilitando a apropriação de novas tecnologias da informação  e experimentando estruturas colaborativas e abertas de produção cultural.
Este espaço funciona como um corpo multiplicador e não como uma estrutura física única. E portanto visa subsidiar de informações grupos e organizações que pretendam trabalhar com o uso da cultura digital como instrumento de luta por direitos e ativar uma agência de mídia livre em seus territórios.
Importante antecipar que todo conteúdo, metodologia (em fase de sistematização para publicação aqui), termos, (des)construções, orçamentos e relatórios, estão/estarão disponíveis para cópia, reutilização e reprodução livres.

Estas metodologias e atividades foram experimentadas primeiramente em uma parceria com a Associação Excola e com o Instituto Oi Futuro.
De janeiro de 2010 a março de 2011 a rádio Madame Satã na Lapa, projeto da organização Excola, abrigou uma agência de mídia livre com a parceria do programa Novos Brasis do Oi Futuro. Nesta experiência foram ativados laboratórios de serigrafia, webradio, produção audiovisual e software livre para que materializassem os conteúdos trabalhados com jovens de diversas organizações e comunidades do Rio de Janeiro.
Através de oficinas e produções colaborativas, os jovens desenvolveram um conjunto de conteúdos que estão disponíveis neste blog. [veja mais]

No dia 18 de dezembro de 2010 foi realizado um 'radioataque' durante o evento 'Circulando Informação' no Complexo do Alemão. Em parceria com a organização Raízes em Movimento, que atua na região, construimos uma 'paisagem sonora' utilizando rádio comunicadores, streaming de rádio e redes sociais para difundir conteúdos produzidos durante a ocupação cultural na região. [veja mais]

Outra experiência realizada em parceria com a Rede CCAP de Manguinhos e com a FASE Rio na Escola Politécnica da FioCruz em maio de 2011 foi a oficina de comunicação de guerrilha. Em que jovens do Fórum Social de Manguinhos produziram e difundiram uma webradio utilizando software livre. [veja mais]


[em construção]


Visualizar Rede Juventudes Urbanas em um mapa maior

Licença Creative Commons
O projeto Agência Mídia Livre foi licenciado com Creative Commons 3.0
Com base no conteúdo disponível em www.creativecommons.org