14 anos da morte do Ìndio Galdino

Dia 20 de abril fizeram 14 anos da morte do índio Galdino Jesus dos Santos, incendiado vivo por 05 jovens em uma parada de ônibus em Brasilia.
O índio Pataxó que estava na cidade para os protestos pelo dia do índio, reivindicando a propriedade da terra de seu povo que estava ameaçada pelos interesses dos monocultores e coronéis da região, ao retornar ao hotel onde estava hospedado foi impedido de entrar por conta do horário.
Galdino resolveu dormir em uma parada de ônibus para esperar pelo horário em que pudesse retornar ao hotel.
Quando surpreendentemente 05 jovens, filhos de poderosos de Brasília, em busca de diversão, compram 02 litros de combustível em um posto de gasolina afim de incendiar um "mendigo".
Ao chegar na parada onde dormia Galdino esses individuos jogaram o combústivel e riscaram o fósforo...provocando o que seria uma das barbáries mais inconformantes da história do Brasil e do mundo.

Galdino ainda vivo, com o corpo em chamas corre pela rua em busca de ajuda. Socorrido por um casal chega ao hospital regional do DF e dá entrada na emergência com 95% do corpo queimado.
Galdino não resistiu às queimaduras e morreu no mesmo dia.

Os assassinos de Galdino cumpriram as medidas mínimas e foram soltos. Com a influência de seus pais poderosos, juízes e etc, foram tratados de maneira bem diferente pela mídia e pela justiça dos jovens negros de Brasília autores de ato infracional.
 Um inclusive desfruta de benefícios como dentista do TJ, tendo sido aprovado por um concurso para segurança que previa 15 vagas. Como o candidato Bruno Minervino foi qualificado em 69o, foi feita uma manobra para que aprovassem 70 seguranças. 01 anos após ser admitido como servidor público foi promovido a denstista e receber um salário que hoje deve estar na ordem de uns 8 ou 9 mil reais.

A luta por justiça continua e nessa luta destacamos a produção da Indigenous Resistance com diversos coletivos  do país lembrando a brutalidade do assassinato do Galdino e em como as populações indígenas nas Américas andam ameaçadas pela ganância dos poderosos e pelo descaso das pessoas.

veja em http://www.dubreality.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário