![]() |
Danja e Gordan na Santa Efigênia (SP) |
Apopularidade do Ubuntu e suas facilidades trazem novos ares para os usuários de computador insatisfeitos com as limitações e instabilidades dos sistemas operacionais proprietários.
A antiga fama de que software livre era para usuários iniciados que cultuavam a interação com a máquina via códigos de textos, dá lugar a uma legião de novos usuários que compreendem as diversas aplicações dessas plataformas como ambientes livres para qualquer tipo de utilização.
O grande conceito desse tipo de plataforma é que ela está aberta para sua interação, e te permite liberdades que os outros O.S não permitem.
Uma dessas liberdades é a de você gerar outras distribuições (conhecidas como distro), a partir daquele mesmo ambiente, e até distribuir de maneira livre e sem implicações da ordem de direitos autorais, sua própria distribuição Ubuntu.
Dois europeus entusiastas dessa prática, Danja e Gordon, estão no Brasil apresentando o projeto 120 days of *buntu.
Trata-se de uma empreitada criativa de criar 120 distros do ubuntu em 120 dias.
Destaque para a Paulista Buntu, Punkbuntu e Procrastination Buntu.
O que é mais interessante nisso tudo é a capacidade que a plataforma te oferece para distribuir uma versão própria do Ubuntu com aparências, programas e arquivos que se quiser.
No dia 03 de março foi realizada uma oficina sobre como fazer sua própria distro Ubuntu no Pontão da ECO na UFRJ.
Danja e Gordan mostraram o conjunto de ações a serem feitas e que programas são necessários para criar sua propria distribuição.
Segue um breve roteiro de como se iniciar nessa ação e o link dos caras para mais informação. - http://120buntu.com/
1 - Baixar o Virtual Box (programa para executar diferentes Sistemas Operacionais no computador sem precisar instalá-los);
2 - Baixar a distribuição que se deseja como ponto de partida (no caso Ubuntu 10.04)
3 - Baixar o Remastersys para gerar o arquivo *.iso que será usado para rodar sua distro.
Em breve alguns registros em video da oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário